Inscrições - Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA)

A Escola Secundária de Ponte de Lima pretende iniciar em Setembro de 2011 um Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA), para a conclusão do 12º ano, em horário pós-laboral.

Se tens mais de 18 anos e o 9º ano concluído ou frequência do ensino secundário informa-te no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Ponte de Lima, entre as 10,00h e as 22,00h.

Modalidades de Formação ao Longo da Vida

Na sequência da sessão dinamizada ontem pelo CNO, informamos que se encontram abertas as inscrições para as seguintes modalidades:

Cursos de Especialização Tecnológica (CET)

De 13 de Junho a 1 de Julho de 2011, estão abertas as Candidaturas na Escola Superior Agrária de Refóios e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Pode-se fazer o download do formulário de candidatura acedendo às hiperligações dos respectivos cursos, no site do IPVC:
http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/esa
http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/estg

A candidatura pode ser enviada pelo correio (consultar as respectivas moradas nos sites infra mencionados) ou pode ser entregue directamente nos Serviços Académicos e deve ser acompanhada de documentação específica de acordo com as informações disponibilizadas online.

O Pólo de Ponte de Lima da Universidade Fernando Pessoa também tem as inscrições da 1ª fase abertas até ao dia 16 de Setembro de 2011.

Consultar o site: http://www.ufp.pt/

Maiores de 23

Podem inscrever-se para a realização das provas os candidatos que completem 23 anos até ao dia 31 de Dezembro do ano que antecede a realização das provas.

A Universidade Aberta tem a 2ª fase de inscrições abertas, online, de 20 a 30 de Junho de 2011. Consultar o site: http://www.uab.pt/


A Universidade Fernando Pessoa (Pólo de Ponte de Lima) tem a 3ª fase de inscrições abertas até 1 de Julho de 2011. Consultar o site: http://www.ufp.pt/

Curso de Qualificação para Estudos Superiores (CQES) – Universidade Aberta

O 2 º Curso de Qualificação para Estudos Superiores terá início no dia 7 de Novembro de 2011, tendo a duração de um semestre (13 semanas lectivas). A este período acresce a frequência prévia de um Módulo de Ambientação online, com a duração de duas semanas, a realizar entre 10 e 31 de Outubro de 2011.

As candidaturas à frequência do Curso decorrem entre os dias 27 de Junho e 15 de Julho de 2011, através do endereço http://www.uab.pt/, mediante inscrição online e anexação (em suporte digital) do certificado de habilitações e do documento de identificação.

Os interessados em concorrer a uma ou mais modalidades supra mencionadas poderão obter mais esclarecimentos junto do Centro Novas Oportunidades.

Sessão sobre modalidades de formação ao Longo da Vida

No sentido de apoiar e orientar sobre modalidades de formação, escolar e profissional, ao Longo da Vida, informam-se todos os interessados que o Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Secundária de Ponte de Lima dinamizará hoje uma sessão de esclarecimento sobre modalidades de acesso ao ensino superior, pelas 20 horas.

Nessa sessão divulgaremos algumas das ofertas formativas disponibilizadas pela Universidade Aberta, Universidade Fernando Pessoa - pólo de Ponte de Lima, pela Escola Superior Agrária de Refóios e pela Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Viana do Castelo, respectivamente, Curso de Qualificação para Estudos Superiores, Maiores de 23 e Cursos de Especialização Tecnológica.

A sessão decorrerá no Bloco A da Escola Secundária de Ponte de Lima. Para mais informações deverão deslocar-se ao Centro Novas Oportunidades cujas instalações se encontram no mesmo bloco.

Sessão de Júri de Certificação - Nível Básico

Divulgam-se as fotografias do Júri de nível básico que decorreu no dia 31 de Maio. Após vários meses de trabalho individual e formação, os candidatos vêem as suas competências certificadas com o terceiro ciclo de escolaridade. A equipa técnico-pedagógica felicita todos os adultos por terem concluído o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências.

Caderneta Individual de Competências

Está disponível, desde 25 de Maio, a Caderneta Individual de Competências.



Esta Caderneta possibilita o registo de todas as competências (unidades de competência ou de formação integradas no Catálogo Nacional de Qualificações ou outras acções de formação não integradas no Catálogo) que o seu titular obteve ou desenvolveu ao longo da vida.
O principal objectivo da Caderneta Individual de Competências é tornar mais clara e eficaz a apresentação dessa informação, sobretudo junto das entidades empregadoras que poderão, assim, fazer uma avaliação mais imediata das competências dos candidatos a postos de trabalho. Permite ainda que os adultos possam, através da sua consulta, verificar onde pretendem ou necessitam apostar em termos de qualificação.
A Caderneta Individual de Competências ainda que facultativa, é um documento oficial, pessoal e intransmissível.
Todos os adultos têm a possibilidade de aceder à sua própria Caderneta registando-se em http://www.cadernetadecompetencias.gov.pt/