Curso de Qualificação para Estudos Superiores

O Curso de Qualificação para Estudos Superiores destina-se prioritariamente a todos os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior e se encontrem nas seguintes condições:

a) Os que obtiveram o reconhecimento e creditação de competências ao abrigo da seguinte legislação: Artº 13º do Decreto-Lei nº 64/ 2006; Art. 45º do Decreto-Lei nº74/2006; Artº 28 do Decreto-Lei nº 88/ 2006 e Artº 8º da Portaria nº 401/ 2007;
b) Os que já concluíram o 12º ano de escolaridade ou equivalente e pretendem ingressar em curso superior na Universidade Aberta, substituindo o exame de acesso a esta instituição;
c) Os que já concluíram o 12º ano de escolaridade ou equivalente e pretendem alcançar melhor preparação para a realização de um exame de acesso ao ensino superior numa qualquer instituição de ensino superior;
d) Os que já se encontram a frequentar um curso de 1º ciclo da Universidade Aberta.

Destina-se, assim, aos seguintes públicos:
a) Os que pretendem ingressar em qualquer estabelecimento de ensino superior e queiram adicionar à sua formação de base conhecimentos aprofundados em áreas fundamentais do saber;
b) Os que, estando em condições de ingressar na Universidade Aberta, pretendem frequentar um curso que os prepare para a frequência do ensino superior, sendo a aprovação no referido curso que dispensa o exame de acesso a esta universidade;
c) Os estudantes que se encontram a frequentar um Curso de 1º Ciclo da Universidade Aberta e pretendem consolidar algumas competências académicas.

As candidaturas para o CQES decorrem de 27 de junho a 15 de julho de 2011 e são feitas no endereço http://www.uab.pt/, através de:
— Inscrição online;
— Anexação, em formato digital, dos seguintes documentos:
* Certificado de habilitações
* Documento de Identificação.

Todas as atividades de ensino-aprendizagem programadas e a interação decorrente da sua realização ocorrerão, exclusivamente, em sala de aula virtual, num ambiente de aprendizagem na plataforma de e-learning, de acordo com o Modelo Pedagógico da Universidade Aberta.
No regime de e-learning, o estudante alterna períodos de trabalho de aprendizagem individual ou independente e períodos de aprendizagem colaborativa e pode dispor de apoio, orientação e tutoria por parte de docentes qualificados.