Encontro CNO - abertura

Realizou-se ontem, 25 de Maio, o anunciado Encontro no Teatro Diogo Bernardes com o título "Plano Nacional de Leitura - Uma Nova Oportunidade para Adultos em Processo RVCC".

O evento, organizado pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Ponte de Lima, contou com a participação de cerca de 120 pessoas. Os participantes vieram de várias localidades no norte do país, em especial da NUT III Minho-Lima, mas também do distrito do Porto.

Publicamos aqui o vídeo da abertura da sessão plenária, pela moderadora - Augusta Trigueiro (DREN) - após o discurso da Directora Ana Paula Gonçalves em que esta deu as boas vindas a todos. Os restantes oradores presentes na mesa: dr.ª Maria do Carmo Gomes (ANQ), dr.ª Raquel Ramos (RBE), dr.ª Paula Luís (PNL). Neste momento ainda não havia ocupado o seu lugar, à esquerda da vice-presidente da ANQ, o professor Luís Alcoforado (UC).

Os trabalhos decorreram de acordo com o programa e o balanço feito pela organização é bastante positivo, tendo em conta o feedback recebido.

O CNO agradece a presença de todos e deseja que este momento de partilha de experiências e espaço de reflexão seja aproveitado da melhor forma por parte das equipas.

Perfil de Competências...

... para a Educação e a Formação de Adultos - nível secundário

Cidadania e Profissionalidade (CP - II):

"Compreender-se num quadro de formação/aprendizagem permanente e de contínua superação das competências pessoais e profissionais adquiridas, reconhecendo a complexidade e a mudança como características de vida."

Júri de Certificação

Em 12 de Maio realizou-se a segunda sessão de júri de certificação deste mês. Foram certificados 6 candidatos que encerraram, assim, o processo RVCC na Escola Secundária de Ponte de Lima.

11 de Maio de 2010

A sessão de júri de certificação de 5 candidatos de nível básico, realizada no passado dia 11, culminou com as felicitações aos formandos pelo percurso realizado. Para além de alguns familiares dos candidatos, estiveram presentes nesta sessão o Presidente da Junta de Freguesia e o Presidente da Assembleia de Freguesia de Santa Comba.
O Centro Novas Oportunidades cumpriu, uma vez mais, a sua missão e partilha do sentimento de alegria que os adultos manifestaram. Parabéns!

Ecos do Encontro CNO ESPL na Rede

Num dos mais antigos, mais activos e mais relevantes sítios da blogosfera dedicados ao trabalho que efectivamente se faz no âmbito da Educação de Adultos, encontrámos a referência ao evento que o Centro Novas Oprtunidades da Escola Secundária de Ponte de Lima está a organizar: Encontro Plano Nacional de Leitura - uma Nova Oportunidade para Adultos em Processo RVCC (em Ponte de Lima, no próximo dia 25).
O blog "O Processo RVCC/Centros Novas Oportunidades" merece uma visita diária, dado o interesse da informação que disponibiliza e a acutilante capacidade reflexiva das autoras.

Programa do Encontro CNO


Está já disponível o programa do Encontro Plano Nacional de Leitura - uma Nova Oportunidade para Adultos em Processo RVCC, que se realiza no Teatro Diogo Bernardes, Rua Agostinho José Taveira, em Ponte de Lima, no dia 25 de Maio de 2010, das 10 h às 13.30 h (recepção às 9.30 h).

PROGRAMA

9.30 Recepção dos participantes

10.00 Abertura pela Directora da Centro Novas Oportunidades,
Dr.ª Ana Paula Gonçalves

Moderadora: Coordenadora da Equipa Novas Oportunidades (DREN),
Dr.ª Olívia Santos Silva


10.15 Vice-Presidente da Agência Nacional para a Qualificação,
Dr.ª Maria do Carmo Gomes
Novas Oportunidades a Ler+: dinâmicas inovadoras para estimular as competências de leitura dos adultos

10.45 Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares,
Dr.ª Raquel Ramos
A Biblioteca Escolar: um mundo de oportunidades!

11.15 Pausa para café

11.45 Docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação,
Prof. Dr. Luís Alcoforado
Promover a leitura da palavra e do mundo: uma condição básica para novas oportunidades

12.15 Plano Nacional da Leitura,
Dr.ª Paula Luís
Novas Oportunidades a Ler+: ler mais compensa?


Outras informações estão disponíveis no sítio da escola - http://www.espl.pt/.

Júri de Certificação (II)





A segunda sessão de júri de certificação do mês de Maio é no dia 12, quarta-feira, e servirá para certificar 5 candidatos que terminam o processo RVCC - nível básico. Todos os candidatos desenvolveram um conjunto de actividades, patentes nos dossiês que apresentam ao júri. As fotografias que aqui disponibilizamos revelam um pouco da criatividade destes formandos.

Júri de Certificação








Na próxima terça-feira, 11 de Maio, mais um grupo de adultos obterá a certificação escolar de nível básico. É o fim do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências adquiridas para 6 candidatos, acompanhados pela profissional de RVC Susana Martins e pelos professores Manuel Capitão, Maria do Céu Malheiro, Deolinda Santos e Carla Almeida.

Relembro que a sessão de júri de certificação é aberta ao público e todos são bem acolhidos pela Escola Secundária de Ponte de Lima.

Encontro CNO

O encontro "Plano Nacional de Leitura: Uma nova oportunidade para adultos em processo de RVCC" vai realizar-se, no dia 25 de Maio, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima.

Este evento, dinamizado pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Ponte de Lima, pretende incitar o debate em torno da mais-valia que representa a leitura na aquisição de mais saber por parte de todos os cidadãos, mas, em particular, daqueles que frequentam os Centros Novas Oportunidades.
De salientar que a par da presença de várias individualidades do mundo académico, este encontro contará também com a presença de Maria do Carmo Gomes, Vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação.
Esta informação foi publicada no sítio da ANQ e divulgada na newsletter n.º 15, de Abril de 2010, da mesma agência.