Curso de Qualificação para Estudos Superiores

O Curso de Qualificação para Estudos Superiores destina-se prioritariamente a todos os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior e se encontrem nas seguintes condições:

a) Os que obtiveram o reconhecimento e creditação de competências ao abrigo da seguinte legislação: Artº 13º do Decreto-Lei nº 64/ 2006; Art. 45º do Decreto-Lei nº74/2006; Artº 28 do Decreto-Lei nº 88/ 2006 e Artº 8º da Portaria nº 401/ 2007;
b) Os que já concluíram o 12º ano de escolaridade ou equivalente e pretendem ingressar em curso superior na Universidade Aberta, substituindo o exame de acesso a esta instituição;
c) Os que já concluíram o 12º ano de escolaridade ou equivalente e pretendem alcançar melhor preparação para a realização de um exame de acesso ao ensino superior numa qualquer instituição de ensino superior;
d) Os que já se encontram a frequentar um curso de 1º ciclo da Universidade Aberta.

Destina-se, assim, aos seguintes públicos:
a) Os que pretendem ingressar em qualquer estabelecimento de ensino superior e queiram adicionar à sua formação de base conhecimentos aprofundados em áreas fundamentais do saber;
b) Os que, estando em condições de ingressar na Universidade Aberta, pretendem frequentar um curso que os prepare para a frequência do ensino superior, sendo a aprovação no referido curso que dispensa o exame de acesso a esta universidade;
c) Os estudantes que se encontram a frequentar um Curso de 1º Ciclo da Universidade Aberta e pretendem consolidar algumas competências académicas.

As candidaturas para o CQES decorrem de 27 de junho a 15 de julho de 2011 e são feitas no endereço http://www.uab.pt/, através de:
— Inscrição online;
— Anexação, em formato digital, dos seguintes documentos:
* Certificado de habilitações
* Documento de Identificação.

Todas as atividades de ensino-aprendizagem programadas e a interação decorrente da sua realização ocorrerão, exclusivamente, em sala de aula virtual, num ambiente de aprendizagem na plataforma de e-learning, de acordo com o Modelo Pedagógico da Universidade Aberta.
No regime de e-learning, o estudante alterna períodos de trabalho de aprendizagem individual ou independente e períodos de aprendizagem colaborativa e pode dispor de apoio, orientação e tutoria por parte de docentes qualificados.

Convite Sessão de Júri de Certificação Conjunto

A Rede de Educação e Aprendizagem ao Longo da NUT III ‐ Minho – Lima vai promover mais uma sessão de Júri de Certificação Conjunto, a ter lugar no dia 27 de Maio de 2011, pelas 17h e 45m, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, na Avenida do Atlântico, em Viana do Castelo.


Este trabalho faz parte de uma série de júris de certificação, agendados de modo a possibilitar que todos os Centros Novas Oportunidades que integram a REALV‐ML possam trabalhar colaborativamente, partilhando instrumentos e metodologias de acção, propiciando a análise e o debate dos Portefólios Reflexivos de Aprendizagens entre as equipas técnico‐pedagógicas intervenientes e os colegas dos demais Centros, assim como dar visibilidade ao trabalho realizado nos diversos locais onde os Centros se localizam.

Considerando que este projecto está a ser lançado em bases que permitirão tornar realidade o desafio da Educação e Formação de adultos, num projecto holístico, ao Longo da Vida, os Centros Novas Oportunidades participantes gostariam muito de poder contar com a sua presença.

Leituras versus percursos de vida

No âmbito da semana de Leitura, dinamizada pela Equipa da Biblioteca deste estabelecimento de ensino, em parceria com o Centro Novas Oportunidades, foi levada a efeito uma conferência subordinada ao título “Leituras versus percursos de vida – Do autor à obra – Viagem com o Dr. José Manuel Araújo” , no dia 10 de Maio, pelas 19.30 h.




O prof. José Manuel Araújo, docente desta escola, falou, durante quase uma hora, sobre aspectos dignos de nota da vida e obra de Eça de Queirós, tendo-se detido, no concernente a este último assunto, em “Os Maias”.
Foram enviados convites aos candidatos inscritos no centro para processo RVCC e aos formandos dos cursos EFA.

Viagens Literárias

O Centro Novas Oportunidades, através das formadoras de Cultura, Língua e Comunicação, levou a cabo, no dia nove de Maio, uma actividade, integrada na Semana da Leitura, intitulada Viagens Literárias.



Esta iniciativa tinha como objectivo despertar os adultos para a leitura, mostrando-lhes que é sempre possível introduzir numa história de vida diferentes tipos de texto. Neste âmbito, os adultos teriam que apresentar um texto e indicar a razão pela qual gostariam de o ver no seu portefólio.

REALV

A Rede de Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida Minho-Lima (REALV Minho-Lima) organizou, no dia 4 de Maio, no auditório da Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo, o seminário "Trabalhar em rede na esteira do desenvolvimento das comunidades".



Destinado a profissionais de educação e formação, este seminário integra-se nas actividades da III Mostra de Educação e Formação do distrito de Viana do Castelo organizada, dias 4 e 5 de Maio, por 23 instituições de ensino do distrito, com o apoio da Direcção Regional de Educação do Norte, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Industrial do Minho.

Sessões de Júri de Certificação - Nível Básico

O mês de Abril foi marcado por um conjunto de sessões de júri. A equipa técnico-pedagógica felicita todos os adultos que concluíram o 3.º ciclo de escolaridade.



12 de Abril 2011




13 de Abril 2011




27 de Abril 2011

Sessão de Júri de Certificação - Nível Secundário

No dia 11 de Abril 2011, realizou-se uma sessão de júri de certificação de candidatos que concluíram o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário.