Júri de Certificação de 20 de Abril de 2010


Publicamos aqui algumas fotografias da sessão de júri de certificação, Nível Básico, da última terça-feira. Todos os candidatos foram certificados (B2/B3) e têm já o seu Plano de Desenvolvimento Pessoal definido.

A equipa técnico-pedagógica do Centro Novas Oportunidades renova, neste sítio, as felicitações apresentadas aos candidatos. Parabéns!

Certificação de Nível Básico


Realiza-se hoje, 20 de Abril de 2010, mais uma sessão de júri de certificação. Este é, possivelmente, o momento mais importante do processo RVCC para os 4 candidatos que estão a concluir este percurso formativo.

Deixamos aqui o convite a todos os que queiram assistir a esta sessão: venham até à Escola Secundária de Ponte de Lima.

O Livro na Escola

Esta segunda-feira, 19 de Março, estará aberta à comunidade escolar a Feira do Livro, que só deverá encerrar às 21.00 horas, de modo a permitir a visita dos formandos no período pós-laboral.
Estão todos convidados para visitar o espaço com livros no polivalente.

Sobre o "Louvor do Aprender"

Neste sítio, publicámos uns versos de Brecht que nos chegaram pelas mãos de um candidato a certificação via processo de RVCC. Esse formando escreveu um pequeno comentário, que, com sua permissão, vamos reproduzir aqui:
“Escolhi este poema porque fala do aprender, é o que nós andamos a fazer, mais importante que obter o certificado é o que aprendemos. Diz-nos que podemos aprender com tudo o que fazemos na vida, e está ao alcance de todos, não devemos ter vergonha de perguntar quando não sabemos ou temos dúvidas.”
Jorge Fernandes, em Março/2010

Louvor do Aprender

Aprende o mais simples! Para aqueles
Cujo tempo chegou
Nunca é tarde de mais!
Aprende o abc, não chega,mas
Aprende-o! E não te enfades!
Começa! Tens de saber tudo!
Tens de tomar a chefia!

Aprende, homem do asilo!
Aprende, homem na prisão!
Aprende, mulher na cozinha!
Aprende, sexagenária!
Tens de tomar a chefia!

Frequenta a escola, homem sem casa!
Arranja saber, homem com frio!
Faminto, pega no livro: é uma arma.
Tens de tomar a chefia.

Não te acanhes de perguntar, companheiro!
Não deixes que te metam patranhas na cabeça:
Vê c'os teus próprios olhos!
O que tu mesmo não sabes
Não o sabes.
Verifica a conta:
És tu que a pagas.
Põe o dedo em cada parcela,
Pergunta: Como aparece isto aqui?
Tens de tomar a chefia.

Bertolt Brecht, traduzido por Paulo Quintela (falta-nos a fonte, a qual procuramos incessantemente, e que será identificada aqui logo que possível)

Procurem mais informação sobre Brecht (1898-1956); e sobre Quintela (1905-1987).

Poeta na Sacola

No dia 21 de Abril, quarta-feira, tem lugar na biblioteca da escola uma actividade de cineleitura para adultos. O evento, com início previsto para as 20 horas, é aberto à participação da comunidade, embora haja limitações por questões de espaço. Podem obter mais informações sobre este Poeta na Sacola na biblioteca ou junto da professora Maria do Céu Malheiro, formadora de Linguagem e Comunicação (RVCC, nível básico).