O 1.º Júri de Certificação do Nível Secundário

Recordamos aqui o primeiro momento de certificação de um grupo de candidatos do nível secundário. Esses adultos que desenvolveram o processo de RVCC são:

Fernando Franco, Maria Clara Araújo, João Abreu, Paulo Melo e Laurinda Martins.

Sabemos, hoje, que todos eles continuaram a investir em projectos de aprendizagem ao longo da vida. Felicitamo-los por isso. Que sejam bem-sucedidos!

Competências-Chave

O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências desenvolve-se em função de um conjunto de instrumentos normativos e orientadores. Desses documentos, o Referencial de Competências-Chave é essencial e deve ser conhecido por todos os intervenientes no processo de RVCC. Na verdade, há dois referenciais: um para o nível básico, outro para o nível secundário.
Para consultar o Referencial - Básico;
Os profissionais de RVC, e os formadores, desenvolvem várias actividades de apoio à exploração e apropriação dó conteúdo dos referenciais pelos candidatos em processo.

Educação e Formação de Adultos

O Centro Novas Oportunidades é uma estrutura, autónoma, integrada na Escola Secundária de Ponte de Lima. Tem como primeira missão realizar o diagnóstico e efectuar o encaminhamento dos utentes inscritos; num segundo momento, o objectivo principal do Centro é conduzir os processos de RVCC e participar nos projectos de formação dos candidatos à certificação, desempenhando um papel essencial nas acções de Formação Complementar e no desenho de Planos de Desenvolvimento e de Qualificação Pessoais.
Dada a relevância das ofertas EFA e Formações Modulares, o CNO mantém um contacto estreito com as mediadoras dos Cursos EFA e com os formadores dos módulos. No interesse daqueles que procuram alternativas de aprendizagem e de qualificação na Escola, a Direcção articula o trabalho desenvolvido, quer no CNO, quer nas restantes valências associadas a "Adultos".