Esperamos por si

Todo o ano, em qualquer altura, pode inscrever-se no Centro Novas Oportunidades e, a partir desse acto simples de preenchimento duma ficha com dados pessoais e escolares, iniciará um caminho que o/a leva à via de conclusão mais conveniente para o seu caso. No nível básico - 4.º, 6.º ou 9.º anos - ou no nível secundário (equivalente ao 12.ºano).
Neste acolhimento, o primeiro momento de contacto com a Escola, serão prestados todos os esclarecimentos de que necessitar.
Identificar o curso ou os percursos adequados à sua situação escolar, profissional, às suas ambições, é uma tarefa em que se envolve com a Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento - a professora Sandrina Vieira - e que é realizada num espaço de tempo curto. É essa a fase de diagnóstico, um conjunto de sessões em que mostra os seus interesses e apresenta as suas motivações, no sentido de se encontrar o melhor projecto de formação para o futuro próximo.
Atendendo aos resultados do diagnóstico, encerra-se esta primeira etapa com o encaminhamento para a alternativa seleccionada. Pode ser, por exemplo, um curso EFA (de Educação e Formação de Adultos), um Processo RVCC (escolar ou profissional), módulos de formação, exames, ou outras ainda.
Qualquer que seja o caminho a seguir, haverá sempre um acompanhamento da Técnica de Diagnóstico de Encaminhamento até à "efectivação" da inscrição ou início das actividades associadas àquele percurso.